quinta-feira, 9 de maio de 2013

DICAS DE COMO ADMINISTRAR MAIS DE UM NEGÓCIO

Galera  não sei se vocês estão como eu, ou seja, administrando além da atividade principal tenham projetos extras e querem trabalhar em mais de uma área.

Se tiverem devem estar passando um perrengue para administrar uma rotina mais longa e consequentemente mais cansativa, por isso, quero compartilhar minha experiência com outros microempreendedores individuais que queiram se aventurar por mais de uma atividade em seu cotidiano.

Ai vão algumas dicas de como estou lidando com isso:

01.SEPARAR O TEMPO DE DEDICAÇÃO A CADA ATIVIDADE: Isto é, a sua atividade principal no meu caso (Reciclagem) terá uma maior carga por ela já gerar renda segura, eu ter know how nela, ter público consumidor já formado, entre outros motivos. Saber racionalizar e justificar a atividade principal é o primeiro passo.


Entretenimento,Traduções e Ofertas de Serviços relacionados a Sites e Blogs devem fazer parte de 30% do meu expediente, pois são atividades novas no meu curriculo, elas estão em fase de gestação no meu complexo de negócios, isto é, ainda estão sendo observadas e eu estou formando públicos consumidores, ganhando know how e me especializando, a renda gerada ainda é incipiente em relação a atividade principal, entre outros motivos quase neste caminho.

2. CONTROLAR ANSIEDADE: Nunca queira resultados imediatos em todas atividades, programe objetivos e metas para cada dia em cada uma atividade, tenha em mente que tudo é feito com planejamento e procure ter softwares de gestão para cada atividade ou qualquer ferramenta gerencial elementar para tarefas básicas nunca desprezando ferramentas mais graduadas, crie memorandos sobre assuntos diversos de seus negócios e espalhe por seu e-mail, redes sociais, agendas eletrônicas, etc.


3. PRIORIZE O QUE POTENCIALIZA O DESEMPENHO: Elimine negócios improdutivos (Eu mesmo bani fazer trabalhos de faculdade por encomenda por ser extremamente insuportável lidar com universitários e seus prazos curtos de entrega de encomendas, fora a inadimplência e encheção de saco), elimine também a ociosidade sempre faça novos tipos de serviços ou pense novos tipos de produtos, procure ainda saber como fazer as coisas mais rápidas que a concorrência invente algo, tais como um instrumento de trabalho inovador ou aplicar conhecimentos especiais para diminuir o tempo do trabalho, enfim se jogue na inovação,use conveniência dos fornecedores, sobretudo bancos e financeiras, o trabalho de gestão financeira será o que mais toma tempo, pois enfrentamos filas, prazos para depósitos, etc; tomam parte exponencial do seu tempo, então programe transferência, cadastro de favorecidos, deixe contas no débito automático ou em DDA, etc.

A maioria dos fornecedores já disponibilizam serviços pela internet, então use ao máximo estes canais.


4. INVISTA EM TUDO: Comece a pensar em publicidade, aumentar seu patrimônio, contratação de colaboradores indiretos (Advogados, Contadores, Corretores, etc), adquirir novos tipos de matérias primas ou novidades de seu segmento, enfim force a poupança e os gastos para maior produtividade.

Isso pode parecer uma bela loucura, mas aumentar obrigações te forço a pensar mais estrategicamente, trabalhar mais e mais dinamicamente, aumenta sua disposição e motivação, enfim traz diversos benefícios para ti, basta saber ter cabeça e lógica para lidar com tal sugestão gerencial-administrativa.

Neste caso vai de cada microempreendedor.


5.APRENDA MAIS: Procure ler tudo sobre os segmentos que esteja trabalhando, troque idéias, compartilhe em fóruns e outros canais da internet suas experiências, se matricule em cursos técnicos, enfim procure ser uma enciclopédia e ter outras humanas ou não.

Acho que são dicas pertinentes e que já te dão um norte neste desafio de ter mais de um negócio, farei outros artigos sobre futuramente, aguardem.

PUBLICIDADE:

Ousadia para maiores de 18 anos, leia nosso último conto erótico, clique na foto, foi com ela que isso começou:


0 comentários:

Dí lo que piensas...