terça-feira, 9 de julho de 2013

SAINDO DA INFORMALIDADE


Microempreendedores recebem informações para deixar a informalidade

Durante o período são oferecidos cursos gratuitos, palestras e consultorias aos interessados, em seis diferentes pontos da cidade

PREFEITURA DE CUIABÁ
Microempreendedores individuais que desejarem deixar a informalidade ou melhorar a gestão dos seus negócios podem obter todas as informações e respaldo necessários durante a 5ª Semana do Microempreendedor Individual. A ação, realizada de hoje (1º) até sábado (06), é promovida pelo Sebrae, em parceria com as prefeituras de Cuiabá e Várzea Grande e o Banco do Brasil.

Durante o período são oferecidos cursos gratuitos, palestras e consultorias aos interessados, em seis diferentes pontos da cidade.

Segundo o secretário de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Elias Alves de Andrade, essa é apenas uma das ações desenvolvidas pela prefeitura para formalizar a situação de comerciantes da Capital.

“A prefeitura de Cuiabá tem uma capilaridade expressiva junto à população que está na informalidade. Um exemplo disso foi a ação desenvolvida junto aos comerciantes que estavam no centro da cidade e hoje estão instalados no Centro Comercial Popular. O papel da prefeitura é fazer a ponte entre essas pessoas e o Sebrae, que oferece a possibilidade de treinamento e capacitação do indivíduo. O que fazemos é somar esforços para ajudar a melhorar a condição deles”, disse.

Elias Alves de Andrade ressaltou ainda a importância da parceria entre a Prefeitura de Cuiabá, o Sebrae e o Banco do Brasil, através do programa Cidadão 100%, que visa a promover a melhoria da qualidade de vida da população e fomentar a geração de emprego e renda. “São muitos parceiros com o mesmo objetivo: ajudar as pessoas que estão fragilizadas socialmente para que possam melhorar suas condições de vida”.

Conforme dados do Sebrae, há atualmente em Mato Grosso 63 mil microempreendedores individuais formalizados, número que aumenta a cada dia.

Liliane Ramos Moreira, gerente de atendimento do Sebrae, afirma que a falta de informação é maior barreira para a formalidade.

“Hoje o processo para se tornar um microempreendedor individual formalizado é muito simples. Basta acessar o site www.portaldoempreendedor.gov.br”, explicou.

Para levar essas informações ao maior número de pessoas, a parceria da Prefeitura de Cuiabá, segundo Liliane Moreira, é fundamental.

“O Sebrae não consegue estar em todos os pontos para atender as pessoas, e, com a parceria da prefeitura, conseguimos estar em mais locais”, destacou.

Durante a 5ª Semana do Microempreendedor Individual, os interessados também podem ter acesso a serviços financeiros, que vai desde a abertura de conta de pessoa jurídica, à contratação de empréstimo.

“Os valores disponíveis para empréstimos para microempreendedores individuais vão de R$ 3 mil a R$ 15 mil. Para isso, basta possuir CNPJ, abrir uma conta empresarial e ter um período mínimo de seis meses de relacionamento com o banco”, salientou Ester Simone Pires da Costa, representante do Banco do Brasil.

Microempreendedor individual é a pessoa que trabalha por conta própria, fatura até 60 mil ao ano e possui no máximo um funcionário registrado.

Locais
- CPA II – Espaço Cultural da Morada da Serra – Av. Brasil

- Pedra 90 – Escola Estadual Prof. Rafael Rueda – CAIC – Rua Caramuru, 101

- Dom Aquino – Telecentro – Praça Gonçalo Antônio (ao lado do Centro de Saúde) – Rua Irmã Elvira Paris

- Tijucal – Sala do Projeto Mão Amiga – Box Comercial Setor 4 – Av. Espigão

- Várzea Grande – Igreja Nossa Senhora do Carmo

Oficinas

- Como atrair clientes para seu salão de beleza e clínica de estética

- Como conquistar e manter clientes de seu salão de beleza e clínica de estética

- Como utilizar as mídias sociais para divulgar seu salão de beleza e clínica de estética

- Maquiagem corretiva – Solução Cosméticos

- Cabelo, coloração e textura – Solução Cosméticos

0 comentários:

Dí lo que piensas...