sábado, 23 de novembro de 2013

MERCADO DE PENEDO/AL IRÁ CRIAR NOVAS EMPRESAS INDIVIDUAIS


Após cinco anos do início da sua reforma, Mercado Público de Penedo será reaberto no dia 20 de dezembro.



ALAGOAS - AQUI ACONTECE (22): 


Em várias capitais brasileiras - Mercados  Públicos -, são espaços de laser, atrativos turísticos e econômicos. Contribuem significativamente com a urbe. E o de Penedo, com a sua beleza arquitetônica e localização, pode se transformar em um ponto de referência.
Após se arrastar por cinco longos anos, o secretário do Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Ciências e Tecnologia e Meio Ambiente, Pedro Soares, garantiu que se tudo ocorrer dentro do cronograma, o Mercado Público de Penedo será entregue a população no dia 20 de dezembro. A obra teve início em 2008, na primeira gestão do então prefeito Marcius Beltrão (PDT) e se arrastou pela dobradinha Toledo/Saldanha (PSDB/DEM).
Toda a pintura interna foi refeita e a externa em fase de conclusão. As travessas Carvalho Sobrinho (Theatro) e Dionísio Campos (Caixa), estão passando por reformas. Ambas vão virar calçadão, para facilitar o acesso do Centro a feira livre. Em entrevista ao programa Lance Livre da Rádio Penedo FM (97,3 Mhz e www.penedofm.com.br), o secretário falou sobre o assunto.
Roberto Miranda - aquiacontece.com.br
Soares afirmou que se tudo ocorrer bem, o Mercado será reaberto em dezembro
“Estamos chegando aos momentos finais. As duas ruas que ficam ao lado do mercado serão calçadões, para acesso a feira. Com relação aos boxes, a empresa que ficou responsável pela construção afirmou que na próxima semana vai iniciar a montagem. Estamos trabalhando muito para que a obra seja entregue no dia 20 de dezembro”, assegurou Pedro Soares.
Cadastramento dos que vão ocupar
O secretário ainda na entrevista, fez um alerta para os futuros permissionários para que façam a inscrição do Micro Empreendedor Individual (MEI). “Existem alguns futuros ocupantes que ainda não fizeram a suas inscrições no Micro Empreendedor Individual. Isso é pré-requisito para ocupar. Os que não deram entrada na documentação, providenciem. Qualquer dúvida, procurem a secretaria”, alertou.
Lojas entregues e parceria com a Caixa
De acordo com Soares, as chaves das lojas externas já foram entregues aos permissionários. Além disso, também foi fechado uma parceria com a Caixa Econômica. “Todos os empresários das lojas externar já receberam suas chaves, para que iniciem o processo de organização e montagem. Outra boa notícia foi que fechamos uma parceria com a Caixa Econômica. O Mercado Público de Penedo vai contar com cinco caixas eletrônicos”, contou o secretário.
Roberto Miranda - aquiacontece.com.br
Travessas Carvalho Sobrinho (Theatro) e Dionísio Campos (Caixa), estão passando por reformas para se transformar em calçadões
Requalificação do Centro Histórico
Com a reabertura do Mercado Público, a requalificação do Centro Histórico de Penedo terá início. Toda a área ocupada por ambulantes, será liberada e, estes irão passar para o interior do Mercado. Desta forma, será dado o primeiro passo para o projeto de reurbanização da área, que também foi contemplada com recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das Cidades Históricas. Onde a cidade vai receber mais de R$ 20 milhões (Ler matéria relacionada).
Só no entorno do Mercado Público, vão acontecer quatro intervenções que fazem parte do PAC: 1 - Restauração do Teatro Sete de Setembro; 2 - Restauração do Casarão da Biblioteca de Penedo; 3 -Implantação do Museu de Lapinhas e Religiosidade - Igreja de São Gonçalo; 4 - Requalificação urbanística do Largo de S. Gonçalo (Requalificação urbana do centro comercial).
Para que isso ocorra, os logradouros: Avenida Floriano Peixoto; Rua São Miguel; Rua Fernando Peixoto/Joaquim Nabuco; Travessa Batista Acyoli; Avenida Comendador Peixoto; Avenida Duque de Caxias; Avenida Divaldo Suruagy; Praça 12 de Abril e Travessa Carvalho Sobrinho, serão desocupadas. Ao todo, a requalificação atende 95 comerciantes e ambulantes, que também estão no antigo prédio da Kaiser, orla ribeirinha e coliseu (ao lodo do Restaurante Oratório).
Roberto Miranda - aquiacontece.com.br
Mercado vai contar com 95 boxes (foto) na área interna e 21 lojas externas
Configuração do Mercado Público
Todos os ambulantes e comerciantes cadastrados vão ocupar 95 boxes na área interna e 21 lojas externas. “Na área interna vamos separar por ilhas. Uma área de bijuterias, importados, artesanato. Também vai existir uma praça de alimentação. Tudo vai ser padronizado e organizado. O local vai ser referência na região”, garantiu Soares.
Gestão do local
De início, a gestão do Mercado Público Penedo vai ser municipal. Porém, vamos trabalhar e orientar para que no futuro, seja privada. Ou seja, uma espécie de condomínio que possa ser administrado por eles mesmos.
“O prefeito orientou que a gestão do prédio seja deles mesmos, ou então, do sindicato que os representa. Sabemos que é complexo, tudo novo. Eles disseram que ainda não estão prontos para isso. Mas, iniciamos a construção para que ocorra. Vamos qualificá-los com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Tudo vai ser feito em conjunto. Todos precisam trabalhar unidos. Se algo der errado, todos serão prejudicados”, observou.
“Este momento vai ser muito propício para toda a cidade e, claro, para os comerciantes e ambulantes de Penedo. Todos vão estar em um único lugar, seguro, com banheiros, praça de alimentação. Neste primeiro momento também vamos ajudar em tudo. Ainda vamos cuidar da divulgação e publicidade do local. Sem falar que todo o Centro Histórico de Penedo, vai ganhar com o fim da ocupação desordenada. Tenho certeza que toda a sociedade vai sair ganhando. Estamos confiantes que tudo vai dar certo”, concluiu o Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Ciências e Tecnologia e Meio Ambiente, Pedro Soares.

0 comentários:

Dí lo que piensas...