sexta-feira, 21 de março de 2014

MATÉRIA PARA MICROEMPREENDEDOR INDIVIDUAL DESTAQUE NO G1

'No fim das contas' dá dicas para 


controlar gastos da empresa



Empresário deve separar gastos pessoais e os do negócio, diz Sebrae.
Salário deve ser retirado em datas agendadas e para pagar contas.

Do G1 DF

A reportagem desta segunda-feira (24) do quadro "No fim das contas", do DFTV 1ª edição, mostra a importância do microempreendedor saber separar os gastos pessoais dos gastos da empresa. No Distrito Federal existem 69.829 empreendedores individuais.
Segundo consultores do Sebrae, é importante saber diferenciar o dinheiro da empresa e o dinheiro pessoal. Assim, de acordo com os especialistas, será mais fácil controlar o dinheiro do seu negócio.
Outra dica diz respeito ao controle do caixa. O empresário deve anotar os pagamentos recebidos e os gastos. O dinheiro que retirar para gastos pessoais deve ser denominado "pró-labore", ou salário. Este dinheiro deve ser usado em datas previamente marcadas e para pagar contas pessoais.
A empresária Aurineide Maria Silva, moradora de Samambaia, passou a organizar o dinheiro e separar o que era usado para comprar matéria-prima do que era usado para gastos pessoais. Após três anos, ela conseguiu construir sua casa e comprar um carro.
"Eu tenho uma agendinha que eu faço meu controle. Aí, eu anoto o que eu vendo. Se eu compro um açucar, um óleo, então é saída. Se eu compro uma coisa pessoal, eu sei que ali entra no meu lucro. Não é no material. Então, eu separo tudo", disse. "Então, meu próximo objetivo é, terminando de pagar meu carro, começar na faculdade."
No site do Sebrae, é possível encontrar cartilhas pra aprender a cuidar do seu negócio e do seu dinheiro.
No fim das contas
O quadro do DFTV abre espaço para esclarecer dúvidas sobre assuntos como poupança, gastos com o cartão de crédito, aulas de empreendedorismo para crianças, uso de celular parta acessar a conta do banco, antecipação do 13º salários, restituição do Imposto de Renda, empréstimos e outros temas que afetam o cotidiano das pessoas.

Os telespectadores podem participar com perguntas e sugestões sobre temas a serem abordados. Basta enviar um e-mail para nofimdascontas@redeglobo.com.br.

0 comentários:

Dí lo que piensas...